Stenzowski

O QUE É PROTENSÃO E POR QUE PROTENDER

A protensão se define basicamente, pelo objetivo de produzir tensões prévias em uma estrutura. Sendo assim, capaz de melhorar sua resistência e/ou seu comportamento perante múltiplas requisições.

 

Quando essas ações se unem ao concreto, temos como resultado a anulação parcial ou total das tensões de tração do concreto. A protensão desloca a área de trabalho do concreto para o campo das compressões, onde o material responde com mais eficiência. Isso é realizado por meio de cordoalhas de alta resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto. Com isso, ocorre um aumento das tensões de compressão nas áreas tracionadas pela incitação dos carregamentos.

 

A protensão está aliada a vantagens técnicas e econômicas tais como, a redução das tensões de tração provocadas pela flexão e esforços cortantes (esforço com tendência a não rotação e/ou curvatura), reduzindo por consequência a incidência de fissuras. O concreto protendido permite a obtenção de grandes vãos por suportar cargas consideravelmente maiores do que o concreto armado, mesmo levando em conta a utilização de viga da mesma
altura e em uma mesma área de construção. Ou, em outros termos, é possível dimensionar vigas protendidas com alturas muito menores, o que resulta em leveza na estrutura, economia de material (concreto e cabos) e uma maior liberdade arquitetônica.

 

A primeira obra em concreto protendido no Brasil foi a Ponte do Galeão, no Rio de Janeiro, calculada por Eugène Freyssinet, em 1948. Desde lá a adoção a essa tecnologia ganhou força e não parou de crescer. Atualmente o concreto protendido é amplamente utilizado em edificações, barragens para comportas, pontes e viadutos dos mais diversos tipos, pistas para aeroportos, tirantes para contenção, pré-fabricados de concreto, vigas, pisos industriais, estação de tratamento de esgoto mais amplas, postes para redes de energia elétrica, torres eólicas , entre outras inúmeras possibilidades.

a-protensao

Conheça os tipos de protensão

Protensão não aderente
Define-se por proteção não aderente o sistema que se utiliza do emprego de cordoalhas de aço envoltas com graxa e capa plástica de polietileno de alta densidade (PEAD). Nesse sistema, graças a graxa, é possível a movimentação entre cordoalhas no PEAD e a estrutura de concreto. Posteriormente a concretagem e cura do concreto na estrutura, os cabos são protendidos e ancorados.

 

Com o fato do sistema não contar com a aderência entre a cordoalha e o concreto, a manutenção da tensão da estrutura ao longo de sua vida útil concentra-se nas ancoragens e na substituição dos cabos danificados. Por essa razão, faz-se fundamental a fabricação com elevado padrão de qualidade.

 

Nesse sistema, deve ser dada especial atenção a conservação das cordoalhas, elas devem estar limpas e livres de corrosão. Rasgos ou falhas da cobertura de PEAD devem ser reparados antes do lançamento do concreto com fita plástica para isolar a cordoalha do concreto

 

nao-aderente

 

 

 

Protensão aderente

Neste sistema de protensão, as cordoalhas são posicionadas dentro de uma bainha metálica após a cura do concreto. A protensão, normalmente simultânea das cordoalhas, vem seguida da injetada da nata de cimento no interior das bainhas, garantindo dessa maneira a aderência mecânica da armadura protendida ao concreto, em toda a extensão do cabo.

 

A partir do momento em que se é aplicada a protensão, instantaneamente tensões internas são adicionadas a estrutura, combatendo dessa maneira esforços resultantes dos carregamentos, melhorando assim o desempenho do conjunto como um todo.

 

A protensão aderente garante proteção a estrutura e a seus usuário pois, permite a integração entre a armadura de concreto e o concreto de forma a trabalharem em conjunto.

 

Dessa forma, as cordoalhas ficam esticadas constantemente por toda a vida útil da estrutura.

 

aderente2

Entre em contato
Cadastre seu email
Acesse nossas redes Sociais

Endereço: Rua João Stenzowski, 558 - Novo
Mundo - Curitiba - Paraná - CEP 81020-120
contato@stenzowski.com.br


(41) 3346-3940 / (41) 3346-1343

Cadastre-se aqui e receba novidades e
promoções da Stenzowski


Acompanhe nossas redes sociais!
Vibe Studio